segunda-feira, 23 de março de 2015





     Os jogos digitais, a cada ano se tornam mais populares, seja para entretenimento ou na produção de conhecimento.
     Os alunos da era dos games - crianças e adolescentes em idade escolar ou profissionais na casa dos 40 anos de idade - interagem com as ferramentas digitais constante e simultaneamente e desempenham um papel muito menos passivo na aquisição de informações. 
   Nesse âmbito,os jogos digitais se apresentam como uma solução que utiliza profundamente as características de interatividade disponíveis nos suportes midiáticos e coloca o aluno como agente ativo em um processo de aprendizagem que envolve o levantamento de hipóteses, proposições de novas alternativas para os problemas apresentados, diálogo com os pares e com os interlocutores teóricos.

Referência Bibliográfica:

Mendes, Thiago G. - Jogos digitais como objetos de Aprendizagem: Apontamentos para uma Metodologia de Desenvolvimento. UFRGS, 2011 http://www.sbgames.org/sbgames2011/proceedings/sbgames/papers/art/full/92067.pdf


quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Cursos de Extensão do CEDERJ

Cursos de atualização e qualificação

Calendário 2015-1:

  • Inscrições: de 06 de janeiro a 22 de fevereiro
  • Resultado e confirmação de participação: de 25 fevereiro a 08 de março
  • Período letivo: de 24 de março a 19 de junho
  • Envio da documentação: até 24 de abril


Área de Atualização/Qualificação Vagas

  • Ciências da Natureza - 500
  • Ciências Humanas - 760
  • Linguagens e Códigos - 220
  • Matemática - 200
  • Prática Docente - 500
  • Tecnologia Educacional  - 850
  • Qualificação Profissional em Tutoria - 100


Informática Educacional

Arte e Movimento
  • Muan - Criando Animações - Objetos de Aprendizagem
Jogos Digitais na sala de aula
  • Jogos digitais como objeto para aprendizagem 2
Recursos de Mídias Digitais 
  • Tecnologia Digitais na sala de aula
  • Experiências pedagogicas com o uso de tecnologia
  • Redes Sociais na Educação
  • Google Drive - Ferramentas Colaborativas 

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Circuito de Oficinas - SNCT 2014

Oficina: Conhecendo o Linux Educacional
E.E.M. Helio Cruz
Professora: Andrea Fernandes


 

 

 

 

 

domingo, 26 de outubro de 2014

Circuito de Oficinas - SNCT 2014

Oficinas Editor de Texto e Movie Maker
E.E.M. Marieta Vasconcelos
Professoras: Ana Cristina e Denise