quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - 19 a 25 de outubro de 2015




A escolha do tema "Luz, ciência e vida" para próxima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico. A escolha foi anunciada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, na abertura da edição de 2014 em Brasília.
A definição para a 12a SNCT se deu em parceria da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do MCTI com as associações científicas lideradas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Segundo o diretor de Popularização e Difusão de Ciência do MCTI, Douglas Falcão, esse alinhamento com o tema eleito pelas Nações Unidas promoverá uma maior estruturação, organização e inserção das instituições brasileiras nas comemorações do ano comemorativo.
Para estimular as ações nessa área do conhecimento em todo o Brasil , a Secis, o Instituto TIM e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) estão organizando um edital de R$ 2,5 milhões. "Temos a certeza de que as instituições brasileiras irão explorar o tema "Luz, ciência e vida" de forma muito criativa e teremos uma das mais ricas edições da SNCT em 2015", ressalta Falcão, que é coordenador nacional do evento.
Mais informações: http://semanact.mcti.gov.br/

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Curso de Extensão do Cederj

Cronograma:

 • Inscrições: 9 de julho a 10 de agosto 
 • Resultado e confirmação de participação: 13 a 24 de agosto
 • Convocação dos reclassificados da lista de espera: 27 de agosto
 • Período letivo: 1º de setembro a 13 de dezembro 
 • Envio da documentação: até 1º de outubro

Cursos na Área de Tecnologia Educacional

Informática educativa (inclui Formação via Web) 

Relação de disciplinas a serem oferecidas no 2º semestre de 2015:
  1. Construção de jogos em sala de aula: Scratch e outras ferramentas
  2. Criando curso no ambiente MOODLE
  3. Evernote
  4. Jogos digitais como objeto para aprendizagem III
  5. Projetos Interdisciplinares com tecnologias de DaVinci à Asimov
  6. Uso de vídeos em sala de aula
  7. Como fazer pesquisa na escola


Inovações educacionais (antiga Cognição)

Relação de disciplinas a serem oferecidas no 2º semestre de 2015:
  1. Uso de tecnologia na escola
  2. O MOOC como mais uma alternativa em Educação a Distância
  3. TIC nas aulas de Educação Física escolar

segunda-feira, 23 de março de 2015





     Os jogos digitais, a cada ano se tornam mais populares, seja para entretenimento ou na produção de conhecimento.
     Os alunos da era dos games - crianças e adolescentes em idade escolar ou profissionais na casa dos 40 anos de idade - interagem com as ferramentas digitais constante e simultaneamente e desempenham um papel muito menos passivo na aquisição de informações. 
   Nesse âmbito,os jogos digitais se apresentam como uma solução que utiliza profundamente as características de interatividade disponíveis nos suportes midiáticos e coloca o aluno como agente ativo em um processo de aprendizagem que envolve o levantamento de hipóteses, proposições de novas alternativas para os problemas apresentados, diálogo com os pares e com os interlocutores teóricos.

Referência Bibliográfica:

Mendes, Thiago G. - Jogos digitais como objetos de Aprendizagem: Apontamentos para uma Metodologia de Desenvolvimento. UFRGS, 2011 http://www.sbgames.org/sbgames2011/proceedings/sbgames/papers/art/full/92067.pdf


quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Cursos de Extensão do CEDERJ

Cursos de atualização e qualificação

Calendário 2015-1:

  • Inscrições: de 06 de janeiro a 22 de fevereiro
  • Resultado e confirmação de participação: de 25 fevereiro a 08 de março
  • Período letivo: de 24 de março a 19 de junho
  • Envio da documentação: até 24 de abril


Área de Atualização/Qualificação Vagas

  • Ciências da Natureza - 500
  • Ciências Humanas - 760
  • Linguagens e Códigos - 220
  • Matemática - 200
  • Prática Docente - 500
  • Tecnologia Educacional  - 850
  • Qualificação Profissional em Tutoria - 100


Informática Educacional

Arte e Movimento
  • Muan - Criando Animações - Objetos de Aprendizagem
Jogos Digitais na sala de aula
  • Jogos digitais como objeto para aprendizagem 2
Recursos de Mídias Digitais 
  • Tecnologia Digitais na sala de aula
  • Experiências pedagogicas com o uso de tecnologia
  • Redes Sociais na Educação
  • Google Drive - Ferramentas Colaborativas 

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014